


A Polícia Rodoviária apreendeu 50 canetas do medicamento Mounjaro, de uso restrito no Brasil, na segunda-feira (19) em Penápolis. Há suspeitas de que os produtos sejam falsificados, e a Polícia Federal vai investigar o caso como possível tráfico internacional de medicamentos.

A apreensão ocorreu na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) durante a abordagem a um ônibus de turismo. Na vistoria, os policiais notaram o nervosismo de um passageiro. Questionado, o homem confessou que transportava as canetas do medicamento em suas pernas e cintura.
O Mounjaro é um medicamento aprovado no Brasil para o tratamento de diabetes tipo 2, mas sua comercialização é restrita. A polícia alerta que, apesar de também ser utilizado para emagrecimento, o que não é recomendado pela bula, a venda sem controle sanitário representa um grave risco à saúde, pois os produtos podem ser falsificados ou conter substâncias adulteradas.
A Polícia Federal assumirá a investigação para apurar a origem das canetas e a possível prática de tráfico internacional de medicamentos.

