A Polícia Civil apreendeu e descartou mais de 10 toneladas de carne nesta quarta-feira (20/12) no litoral sul de São Paulo. Cinco lojas de uma rede de açougue foram fechadas, duas delas em Peruíbe, duas em Mongaguá e uma Itanhaém. Os gerentes de sete unidades dessa rede foram autuados em flagrante.
A investigação começou após uma série de denúncias contra os açougues. Sete deles, segundo a polícia, foram autuadas pela Vigilância Sanitária por problemas estruturais, de armazenamento e por falta de licenças. Cinco desses estabelecimentos acabaram interditados.
A mercadoria foi encontrada apodrecida, com larvas e moscas. As carnes também estavam mal acondicionadas, vencidas e sem identificação de procedência, de acordo com a polícia.
As carnes já estragadas eram embaladas em porções e vendidas aos clientes a baixo custo. Os gerentes que acabaram autuados em flagrante pelo crime de relações do consumo pagaram uma fiança de R$ 5 mil e vão responder ao processo em liberdade.
Um açougueiro de 29 anos foi preso. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele era foragido da Justiça por ter participado de um homicídio contra um policial militar na cidade de Maringá, interior do Paraná, em 2016.