Por meio de nota, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental divulgou que entre os dias 04 e 07 de junho de 2015 será desencadeada a Operação Corpus Christi. Esta tem o objetivo do incremento da fiscalização dos atos de caça e de pesca, bem como do transporte de produtos advindos dessas atividades, com potencialização da visibilidade do policiamento ambiental, seja nas ações embarcadas ou desembarcadas.
No dia 04 de junho comemora-se o feriado nacional de “Corpus Christi”, sendo cediço que nos finais de semanas prolongados por feriados, a presença de pescadores amadores, embarcados e desembarcados é maior, principalmente nos mananciais existentes na área de atuação da Unidade, considerada a “região dos grandes lagos”.
Diante da situação, será intensificada as ações de policiamento ostensivo nas atividades de preservação da ordem pública e de proteção ao meio ambiente, com enfoque na prevenção e repressão de infrações ligadas à ictiofauna e caça de animais silvestres e prevenção do cometimento de delitos praticados nesse período, em especial furto e roubo, salvaguardando as pessoas de seu patrimônio e de sua integridade física.
Serão utilizados cerca de 331 Policiais Militares Ambientais distribuídos em 117 viaturas/patrulhas terrestres e 37 embarcações e contará ainda com o apoio das Bases de Rádio Patrulhamento Aéreo para sobrevoo das áreas indicadas.
Paola Munhoz/Votunews