O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, recebeu na última segunda-feira, dia 28, em seu gabinete, os sargentos da Polícia Ambiental, Godoy e Bertoldo, que vieram tratar sobre palestra de orientação que pretendem realizar junto aos produtores rurais, visando orientá-los quanto aos critérios que devem ser adotados em relação às áreas de preservação permanente.
De acordo com os sargentos, as áreas de preservação permanente são locais de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e assegurar o bem-estar da população.
Qualquer intervenção nessas áreas requer autorização, caso contrário será considerado crime ambiental. Normalmente é o equivalente a uma distância de 30 metros dos cursos d’água.
A intenção é levar aos produtores rurais algo semelhante ao Programa “Beija-Flor”, que a Polícia Ambiental apresenta aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, motivando e esclarecendo sobre o uso consciente dos recursos disponíveis, buscando, sobretudo, despertar para a importância do papel do cidadão na busca de melhores meios de utilizar a natureza.
Para Adilson Segura,esse trabalho de conscientização é muito importante, pois esclarece, tira dúvidas e evita transtornos para os produtores e até eventuais punições.