Um homem de Cosmorama foi preso no sábado(23) pela Polícia Ambiental de Votuporanga por crime contra a relação de consumo.
Ele foi flagrado abatendo gado sem qualquer condições de higiene em um sítio no bairro rural Retiro.
De acordo com a ocorrência, a polícia havia recebido várias denúncias da matança clandestina, inclusive da suspeita que os animais eram furtados na região.
As equipes da Polícia Ambiental montaram uma operação e flagraram C.J.A. e outro homem durante a desossa de animais. Um correu pra dentro da casa, mas foi abordado. O outro ficou na varanda e também foi detido.
No local os policiais aprenderam 180 kg de carne bovina, 3,4 kg de carne de capivara, partes de bovinos, bastante equipamentos, facas e utensílios para matança,munição de vários calibres, um cachorro da raça americano, mantido em condições de maus-tratos (fechado em paiol sem alimentação), uma moto de leilão e um carro utilitários (furgão).
Os homens e os objetos foram apresentados na Central de Flagrante. O delegado Marcos Koji Yoshizaki prendeu responsável pelos crimes contra o consumo, além de maus-tratos e posse dos objetos.
O segundo envolvido alegou ter ido ao local pra comprar carne e como não tinha envolvimento direto com a ocorrência figurou como testemunha.
As investigações do caso continuam. Um caderninho com anotações da venda de carne pode levar comerciantes de toda a região a responderem pelo crime de receptação.
Pra dificultar a identificação dos proprietários, o criminoso rapava ou cortava as marcas no couro dos bovinos.