A Polícia Militar Ambiental de São Paulo dá início nesta sexta-feira (6) à megaoperação “Impacto – Piracema 2024/2025”. A ação, que vai até domingo (8), mobilizará equipes de Fernandópolis, Rio Preto, Franca e Ribeirão Preto, com o objetivo de proteger a vida animal durante o período de reprodução dos peixes.
Além da Polícia Ambiental, a operação contará com o apoio de outras forças policiais, como o Policiamento Rodoviário e o Centro de Aviação da Polícia Militar. A ação também terá a participação das polícias ambientais de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, para garantir a proteção das fronteiras estaduais.
Durante a operação, haverá intensificação da fiscalização em rios como Paraná, Grande e Tietê, além das principais rodovias de entrada em São Paulo. O foco será o combate à pesca ilegal, ao tráfico de animais silvestres e à madeira nativa da Amazônia, além de outros crimes como tráfico de drogas e contrabando de armas.
Segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, a operação é uma ação colaborativa que demonstra o compromisso da polícia com a proteção ambiental e a segurança pública. “Juntos, fazemos a diferença na garantia da segurança da população e na preservação do patrimônio natural e dos recursos pesqueiros”, afirma.
A operação contará com um grande efetivo policial, utilizando viaturas, embarcações e aeronaves para garantir a fiscalização e a proteção dos recursos naturais.