Peixes mortos foram encontrados por policiais ambientais no rio São José dos Dourados, entre Pontalinda e Auriflama (SP), na quarta-feira (27).
De acordo com a Polícia Militar Ambiental de Rio Preto, a equipe recebeu uma denúncia relacionada ao caso e, no local, encontrou peixes da espécie Piau-Três-Pintas mortos.
Ainda segundo a polícia, não havia indícios de descarte irregular de produtos químico. Contudo, a mortandade pode ter sido causada pelo volume de água de chuvas registradas na região nos últimos dias. A polícia informou que entrou em contato com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e relatou sobre o caso.
A companhia explicou que as chuvas provocam mudanças no regime hídrico do corpo d’água, provocando mudanças de qualidade, com consequente diminuição do oxigênio dissolvido que pode levar a episódios de mortandade.
A Cetesb informou à Tv Tem que no mesmo período de anos anteriores foram registradas ocorrências de mortandade de peixes por causa da retomada das chuvas.