A presença de uma jiboia de 1,5 metros em uma árvore na via pública assustou moradores próximos de um condomínio de luxo, em São José do Rio Preto (SP).
Na tarde da última segunda-feira (13), a Polícia Ambiental foi chamada e capturou o animal, que pesa seis quilos.
A cobra foi submetida a inspeção e, como foi constatada a boa saúde, foi devolvida ao habitar natural, solta na área rural da cidade.
Sobre a espécie
As jiboias são répteis da família Boidae, a família onde se encontram as maiores serpentes do planeta. Ela é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. Essas serpentes são muito temidas pelo seu grande porte.
O nome científico da jiboia é Boa constrictor. O termo constrictor está relacionado com uma capacidade dessa serpente: a de matar a presa pela constrição de seu corpo. Atualmente, as jiboias são classificadas em 11 subespécies, sendo que, dessas 11, apenas duas estão presentes no território brasileiro. São elas: Boa constrictor amarali e Boa constrictor constrictor.
A jiboias são serpentes que apresentam uma dentição denominada áglifa, ou seja, que não é especializada na inoculação de peçonha. Desse modo, podemos dizer que a jiboia é, relativamente, inofensiva aos seres humanos. Para matar suas presas, a jiboia utiliza sua forte musculatura.