Durante policiamento na área rural do município de Magda, Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Ambiental realizaram vistoria em uma propriedade, com a suspeita de possível corte irregular de árvores nativas.
Ao chegar na propriedade os agentes ouviram, em meio a um fragmento de mata nativa, o barulho de motosserra. Ao adentrarem na vegetação encontraram um homem que havia cortado cinco árvores nativas, que estavam sendo desdobradas em tábuas, além de vários equipamentos.
Ao ser indagado sobre o fato, o infrator afirmou que foi contratado pelo dono da propriedade para realizar o corte, para utilizar a madeira para construção de um curral. O proprietário foi localizado e não tinha autorização do órgão ambiental competente para os cortes.
Diante dos fatos, ambos foram autuados pelo corte das árvores e por danificar a vegetação nativa do entorno quando as árvores caíram. Além disso, homem contratado teve a motosserra apreendida por falta de documentação obrigatória para sua utilização.A área referente à autuação foi embargada.
As espécies nativas são protegidas, corte ou qualquer manejo dependem de autorização dos órgãos ambientais. Proprietários rurais que tiverem dúvidas quanto a qualquer procedimento devem consultar a unidade ambiental mais próxima. Outro detalhe a ser observado é a utilização de motosserra sem autorização. A posse e uso do equipamento também dependem de licenciamento ambiental.