domingo, 27 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Policia ambiental apreendeu mais de 400 m³ de madeira ilegal no ano passado

Policiais militares do 4º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental), que tem sede na cidade de Fernandópolis, a 555 quilômetros da Capital, apreenderam, só no ano de 2008, mais de 400…

Policiais militares do 4º BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental), que tem sede na cidade de Fernandópolis, a 555 quilômetros da Capital, apreenderam, só no ano de 2008, mais de 400 m³ (quatrocentos metros cúbicos) de madeiras transportadas de forma ilegal – o que soma um total aproximado de 16 carretas cheias do produto. A 2ª Cia abrange a área de 49 municípios, muitos deles situados em regiões de fronteira entre São Paulo e os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso, o que explica o grande fluxo de madeira circulando na região.

Segundo dados, muitas vezes, os donos das madeiras tentam ludibriar a fiscalização com notas fiscais incorretas, principalmente na quantidade transportada e no tipo de madeira que está na carreta. Quando há suspeitas em relação ao tipo da madeira, os policiais a levam para ser periciada. Em ambos os casos, a pena para o crime de quem recebe ou adquire produtos de origem vegetal sem a comprovação de origem vai de detenção de 06 meses a 01 ano, mais uma multa. Quem vende, expõe à venda, tem em depósito ou transporta produtos de origem vegetal, sem a licença válida para todo o tempo de viagem ou do armazenamento do produto, está sujeito à mesma punição.

As principais apreensões efetuadas pelos homens da 2ª Cia. ocorreram nos municípios de Fernandópolis, Votuporanga, Cosmorama, Cardoso, Floreal, Tanabí e Américo de Campos, pois a madeira estava com irregularidades na nota fiscal e/ou no DOF (Documento de Origem Florestal), sendo transportada ou armazenada de forma ilegal. A madeira apreendida tem como destino os pólos industriais do Sudeste e do Sul do país. Durante esse ano, só no Estado de São Paulo, 5,7 toneladas de madeira foram apreendidas.

Notícias relacionadas