A Polícia Ambiental de Votuporanga, em sincronia com as bases de todo o 4º Batalhão realizou na última terça-feira uma operação com vistas a fiscalizar criadores de pássaros. Durante todo o dia, foram feitas vistorias que resultaram na apreensão de 17 pássaros, autuações por crimes ambientais e multas, que juntas somam o valor de R$17,5 mil.
Denominada de Operação “São francisco de Assis”, a fiscalização ocorreu para marcar o Dia Mundial dos Animais, comemorado ontem. De acordo com o Sargento Bertoldo, que responde pela base local, foram vistoriadas as criações de pessoas já conhecidas e algumas cadastradas no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e foi constatado que alguns estavam irregulares.
“Alguns estavam com anilhas falsificadas, outros sem anilhas e também houve casos em que, apesar dos pássaros estarem identificados corretamente, os criadores estavam com a documentação desatualizada.”, afirmou o sargento.
No total, foram feitas 16 vistorias e 17 aves foram apreendidas. Entre os espécimes, estavam Pássaros Pretos, Canários Terra, Papa Capim, Azulão e Sabiás. Por se tratar de um crime ambiental, a pena aos criadores irregulares pode variar de seis meses a um ano de detenção. Alguns também poderão responder por falsificação de documentos, já que a anilha é fornecida pelo Ibama, um orgão público.