A Polícia Militar Ambiental apreendeu 126 pássaros silvestres em 25 propriedades rurais em Catanduva e Novo Horizonte, durante a quarta-feira.
Segundo informações do comandante do 2º Pelotão da Polícia Ambiental de Catanduva, 2º tenente Ígor Khenzo Hiasa, a operação teve por objetivo surpreender os cativeiros de pássaros silvestres e autuar os proprietários.
Durante o trabalho dos policiais, foram apreendidos 126 pássaros silvestres, 81 gaiolas, oito alçapões e registrados 14 termos circunstanciados (TC) e 15 autuações.
“Nos TC as pessoas responderão criminalmente no Fórum e nas autuações: as primeiras servem como advertência para as pessoas, porém caso haja persistência são feitas autuações em valores estabelecidos por lei”, disse o comandante.
Dentre os pássaros apreendidos, foram encontrados sabiá laranjeira, bigodinho, colerinha, canário da terra, patativa, dentre outros.
A Polícia Ambiental continuará com as operações periódicas na região. “O importante é que as pessoas se conscientizem do erro que é querer manter em cativeiro pássaros silvestres. Existem pássaros exóticos liberados por lei e que podem ser mantidos em gaiolas, não há necessidade nenhuma de colocar em risco a extinção dos pássaros silvestres”, explicou Hiasa.
Os pássaros apreendidos serão soltos em seu habitat natural. (Marcelo Ono)