Empresas de diversos ramos de atividade instaladas em cinco distritos industriais de Valentim Gentil geram mais de 2,2 mil empregos diretos, segundo levantamento do Departamento Municipal de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com a Associação Comercial e Industrial da cidade.
O número corresponde a 39% da população economicamente ativa do município, estimada em 5,6 mil pessoas.
O estudo também apontou o ramo de fabricação de móveis de madeira como responsável por 59,6% do nível de empregabilidade do polo industrial do município, seguido da fabricação de móveis tubulares, com 18,70%. Os outros ramos de atividade são aparelhos de ginástica, abrasivos, cartonagem, equipamentos agrícolas, plástico, móveis de escritório e decoração, química, estofados, terceirização e estamparia. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 800 pessoas trabalham no setor de comércio e prestação de serviços.
De acordo com o censo particular realizado pela Prefeitura, Valentim Gentil tem hoje 10.428 habitantes, dos quais 2.623 são menores de 18 anos; 1.110 possuem mais de 65 anos; e 1022 são trabalhadoras do lar, representando, no total, 45,6% da população da cidade.
Segundo o levantamento, o nível de desemprego no município é de 4,86% da população economicamente ativa. O índice pode ser considerado pequeno se comparado à taxa nacional, que está em 8%.
Segundo o prefeito Adilson Segura, o governo municipal se movimenta para atrair novas empresas para Valentim Gentil. A expectativa é gerar cerca de 200 novos empregos até o próximo ano, além de diversificar o ramo de atividades da indústria.
“Investir na qualificação do trabalhador valentim-gentilense é garantir a auto-sustentabilidade da economia interna”, afirma o prefeito.