O PMDB vai ocupar cinco pastas na formação do novo ministério. A afirmação foi feita pelo presidente da legenda, deputado Michel Temer, logo após reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira. Diante da definição, o quebra-cabeça da Reforma Ministerial está quase montado. Lula confirmou a presença do deputado Geddel Vieira Lima no Ministério da Integração Nacional. Além disso, o presidente vai manter os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e das Minas e Energia, Silas Rondeau. O médico sanitarista José Gomes Temporão, indicado pelo governador fluminense Sérgio Cabral para a pasta da Saúde, também entra na cota do partido. A grande surpresa da reunião foi a simpatia do presidente Lula com o nome do deputado Odílio Balbinotti, do Paraná, para a pasta da Agricultura, como afirma o presidente do PMDB, Michel Temer.
Apresentamos, eu e o líder Luiz Eduardo Alves, cinco nomes como opção para o ministério da Agricultura, que nos destinou. E, destes nomes, ele viu com muita simpatia o nome do deputado Odílio Balbinotti. Pelo interesse que o presidente revelou, pela simpatia que demonstrou e pelo desejo de conhecê-lo no dia de amanhã, eu creio que é muito provável e mais que provável que ele seja ministro.
Lula marcou encontro com o deputado peemedebista, Odílio Balbinotti antes da reunião do Conselho Político, quando deve informar os novos ministros para os presidentes dos partidos da base governista. A expectativa é que o anúncio formal aconteça ainda nesta quinta-feira.