Drones guiados por policiais militares serão o novo reforço no patrulhamento escolar em Andradina (SP). Uma reunião com representantes da Polícia Militar e autoridades locais definiu o uso dos equipamentos durante a ronda escolar e outras atividades de segurança nas escolas.
Os drones vem auxiliando no trabalho da PM na identificação de pontos de descarte irregular de entulhos, monitoramento de eventos, além de melhorar o alcance em locais de difícil acesso.
O equipamento gera uma resposta mais rápida, econômica e eficiente para o patrulhamento. Eles são bem mais baratos do que o uso de helicópteros.
Para se ter uma ideia, uma hora de voo do Helicóptero Águia da PM tem o custo estimado em R$ 5 mil enquanto os drones requerem apenas o carregamento das baterias.
A intenção da PM é levar a utilização do drone para o patrulhamento de todas as escolas da cidade, sejam municipais, estaduais ou particulares. Atualmente existem cinco policiais habilitados a operação do sistema onde o patrulhamento preventivo pode representar a tomada de decisão de uma intervenção da polícia contra a prática de ilícitos ou para o risco iminente à segurança dos alunos.