Foco no alvo 1
A Polícia Militar de Rio Preto está fazendo um treinamento, com base no método Giraldi, para 24 juízes estaduais e federais da região, além de uma desembargadora. O curso foi formatado pelo comandante do CPI-5, coronel Fábio Rogério Cândido, a partir de uma solicitação do juiz Evandro Pelarin.
Foco no alvo 2
Sugeri o curso para que nós juízes pudéssemos conhecer mais o trabalho policial, na prática, além de, claro, treinarmos tiros manuseio de arma de fogo. Temos porte legal de arma. Mas precisamos ter também treinamento, porque arma de fogo não pode ser usada sem devido treinamento. Vamos treinar tiro, pista, situação com reféns, entre outros”, disse Pelarin ao DLNews.
Simulação 1
O Método Giraldi é um treinamento prático feito em uma pista em que são simuladas todas as situações de uma ocorrência real. São reproduzidos sons de cirene, disparos e vozes de diferentes personagens, entre os quais criminosos, reféns, jornalistas, outros policiais. A representação é feita pelos instrutores e bonecos também são colocados no cenário.
Simulação 2
Segundo o juiz, todos os magistrados da região noroeste foram convidados, mas a participação é facultativa. Segundo a assessoria de comunicação do CPI-5, o curso, que começou na manhã desta sexta (17), terá a duração de dois dias, como prevê o “Método Giraldi”, aplicado o mais próximo possível da realidade, realizado com os mesmos equipamentos, munição e armas utilizadas pelos policiais militares. Ao término do curso, os Juízes receberão um certificado.