sexta, 25 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

PM faz alerta quanto ao uso do 190

O 190, que é um número de telefone gratuito da Polícia Militar para casos de emergência, não está sendo corretamente usado pela população. Segundo o tenente da PM de Votuporanga,…

O 190, que é um número de telefone gratuito da Polícia Militar para casos de emergência, não está sendo corretamente usado pela população. Segundo o tenente da PM de Votuporanga, Alex Brito de Moura, além de ser alvo de trotes, o número se tornou um “disk informação”, o que tem atrapalhado o setor de atendimento de ocorrências da corporação. “As pessoas ligam perguntando telefones de outras instituições, qual é a farmácia que está de plantão na ocasião e até o que está acontecendo quando ouvem as sirenes das nossas viaturas”, cita Brito.

De acordo com o oficial, essas dúvidas até podem ser sanadas pela PM, mas pelo telefone (17) 3421-5323 que também funciona 24 horas. “O problema não é dar informação, mas ocupar o 190 para assuntos que não são emergenciais”, destaca.

O tenente explica que os policiais que atuam no CAD (Centro de Atendimento e Despacho de Viaturas) têm a função de atender as ligações e designar qual será a viatura que atenderá a ocorrência. No entanto, além disso, eles ainda são responsáveis por fornecer dados importantes ao efetivo que está na rua, como os resultados de pesquisas de placas de veículos e antecedentes criminais, entre outros. “São apenas dois policiais para atender toda esta demanda e se as pessoas ficarem usando o 190 para outros fins, que não seja pedir a ajuda ou o socorro da PM, isso causará problemas para quem realmente precisa de atendimento e possivelmente não conseguirá linha”.

Brito ainda argumentou que um outro fator que atrapalha bastante o trabalho da Polícia, é quando muitas pessoas ligam por causa de uma mesma ocorrência. “Como hoje em dia quase todo mundo tem um celular, também tem como ligar a qualquer momento para a Polícia. No entanto, quando se trata de um mesmo fato, isso atrapalha. Vou dar um exemplo simples do que quero dizer: se ocorre um acidente no centro da cidade, chove ligações no CAD, sendo que apenas uma já é suficiente”.

Em casos de emergência a orientação é para que as pessoas procurem sempre manter a calma e passar todas as informações possíveis aos policiais do CAD, como o que está acontecendo, quem está envolvido, onde, quando, como e o porquê, além de detalhes do fato e características dos suspeitos.

Trotes
Conforme o tenente, o problema dos trotes é antigo, mas eles ainda continuam atrapalhando o trabalho da Polícia. “A gente percebe que a maioria deles ocorre no horário que os alunos estão saindo das escolas, por meio de telefônicos públicos”. Para o oficial, a aproximação da PM com os estudantes seria uma forma de conscientizá-los quanto a isso.

“Estamos à disposição das instituições de ensino para que todas as séries venham nos visitar, conhecer nosso trabalho e desmistificar que a Polícia é inimiga deles. Aqui eles poderão conhecer o CAD e entenderão porque o trote é uma brincadeira que prejudica o nosso serviço”.

Notícias relacionadas