A Polícia Militar de Votuporanga divulgou na manhã de ontem, um balanço das ocorrências registradas pela instituição, durante a realização da Expô/Fisav 2006. Os dados, computados após o encerramento do evento (domingo), envolvem tanto os fatos ocorridos no interior do Recinto “Presidente Costa e Silva”, quanto em toda a cidade, durante os dez dias de festa. Lembrando que os registros procedidos diretamente pelas vítimas em distritos policiais não foram calculados.
De acordo com os números, o trabalho desenvolvido pelos policiais neste ano, rendeu um resultado positivo a toda a população, em comparação ao mesmo período do ano de 2005. Entre as reduções, pode se destacar a dos furtos em residência, que de oito casos registrados no ano passado, diminuíram para quatro este ano, ou seja, a metade. Outros números que também caíram foram os dos acidentes de trânsito: os que têm vítimas, reduziram de 28 para 27 e os que não têm, passaram de 19 para 15.
Este ano também não houve registros de roubos em estabelecimentos comerciais, enquanto que no ano anterior ocorreram dois. Da mesma forma, em 2006, dentro do período analisado, não houve roubo em residências, sendo que em 2005, um caso do gênero foi registrado. Ainda diminuíram as autuações por direção perigosa de veículo.
Por outro lado, houve um pequeno aumento quanto aos furtos de estabelecimentos comerciais, que no ano passado não ocorreram. Durante os dez dias da Expo/Fisav 2006, a polícia registrou quatro casos, além de um outro furto em um estabelecimento de ensino. Ainda houve uma tentativa de homicídio e uma tentativa de roubo em residência.
Um fator de relevância apontado pela polícia foi também o aumento do furto de veículo: três casos este ano, contra nenhum no ano anterior. O número de furtos diversos também subiu de seis para sete casos, além de serem registradas 20 lesões corporais este ano, enquanto que em 2005 houve quatro.