O Comando da 1ª Companhia de Polícia Militar informa que com a proximidade do final ano, há uma tendência para o aumento de golpes, sobretudo pela injeção de recursos face ao décimo terceiro salário.
Em recente artigo publicado neste DIÁRIO, o Capitão da Polícia Militar e Comandante da 1ª CIA PM (Fernandópolis), Wilson Cardoso Jr., alerta que esse golpe é frequente e comum e orienta que a população não fique alarmada se receber esse tipo de ligação.
“Orientamos às pessoas que, caso recebam alguma ligação telefônica informando que há algum ente querido sequestrado, entrem em contato direto com a Polícia Militar ou a Polícia Civil e relatem o ocorrido”, destaca.
A Polícia Militar ainda reforça o alerta para jamais depositar créditos em linhas de celulares desconhecidos, pois geralmente tratam-se de ligações oriundas de estelionatários que, muitas vezes, estão recolhidos em cadeias das mais variadas regiões do Brasil.
“É prudente, também, que as pessoas mantenham seus entes mais íntimos informados da sua rotina, a fim de que, caso haja a comunicação do suposto sequestro, sejam facilmente localizadas”, salienta o capitão.
Ainda sobre o falso sequestro, quando a vítima ignora o chamado, geralmente não é mais contatada, pois os criminosos, em regra, possuem listas com as informações e, não logrando êxito imediato na tentativa, desistem daquele contato e logo partem para outros.
“Por isso, fique atento. A sua segurança e a da sociedade depende de medidas efetivas adotadas por todos, principalmente aquelas de cunho preventivo e voltadas a evitar a própria vitimização”, finaliza.