quinta, 31 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

PM de Fernandópolis divulga balanço final da Operação Expo 2012

A Polícia Militar finalizou a Operação Expô 2012 e, assim como ao final de toda operação, foram reunidos todos os dados e realizado um balanço geral, analisando-se todos os aspectos…

A Polícia Militar finalizou a Operação Expô 2012 e, assim como ao final de toda operação, foram reunidos todos os dados e realizado um balanço geral, analisando-se todos os aspectos positivos e negativos, num processo de aprendizado já visando o planejamento para o ano seguinte.

O evento este ano, no campo da segurança pública, pode ser considerado um dos mais tranqüilos, a exemplo do que ocorreu no ano passado.

Pouquíssimas ocorrências, sendo nenhuma delas de gravidade, o que demonstra o acatamento das dicas de segurança pela grande maioria dos cidadãos fernandopolenses e demais freqüentadores da Expô.

Quanto ao trânsito, não foram registrados congestionamentos e o fluxo de veículos foi mantido de forma ininterrupta. Foram procedidas operações, inclusive com a utilização de etilômetro (popular “bafômetro), sendo flagrados 3 (três) condutores alcoolizados.

O dado positivo é que foram registrados apenas 10 (dez) acidentes de trânsito com vítima e 4 (quatro) sem vítima, sendo que em 2011 foram, respectivamente 19 (dezenove) e 29 (vinte e nove). Não houve vítimas fatais.

Quanto às principais ocorrências criminais, foram registrados 4 (quatro) furtos de veículos (todos de motos, um deles relacionado diretamente à festa), contra 3 (três) no mesmo período do ano anterior.

Foram registrados outros furtos de pequenos objetos no recinto, durante os shows, sendo que, em um deles, foi possível prender o autor em flagrante delito no dia 23 de maio.
Houve ainda dois roubos a transeuntes na área urbana do município.

Quanto à festa o que mais nos chamou a atenção e nos causou preocupação foi a grande quantidade de ocorrências de adolescentes flagrados consumindo bebidas alcoólicas, o que motivou o acionamento do Conselho Tutelar (que trabalhou conjuntamente à PM na festa) e a sua conseqüente apresentação à delegacia.

Verificou-se ainda, conforme amplamente divulgado pela mídia, uma ocorrência de abandono de incapaz no dia 22 de maio.

Quanto ao público, embora haja quem diga que foi aquém da expectativa para a festa, esteve dentro dos limites de capacidade do recinto, fundamental para a segurança dos freqüentadores.

Pequenas falhas e situações pontuais estão sendo trabalhadas a fim de que sejam corrigidas para os próximos eventos. Caso haja alguma crítica ou observação a ser feita, comunique à Polícia, pois o aperfeiçoamento é uma meta que deve ser perseguida, sempre.

Notícias relacionadas