A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atirou contra o carro de um motorista que fugiu de uma blitz, na região central de Brasília, no começo da madrugada deste domingo (29). O passageiro Islan da Cruz Nogueira, de 24 anos, morreu.
O carro de luxo havia sido parado no Eixo Monumental. Imagens feitas por um motorista que passava pelo local mostram que a BMW branca foi parada pelos militares, que mandaram o motorista Raimundo Cleofás Alves Aristides Júnior, de 41 anos, sair do carro. No entanto, ele acelerou e fugiu. Em seguida, é possível ouvir vários tiros.
No começo da tarde, a Polícia Militar informou que “foi instaurado procedimento apuratório pelo Departamento de Controle e Correição (DCC) da PMDF” (veja nota mais abaixo).
O g1 não conseguiu falar com o motorista. O caso é investigado pela 5ª DP.
Perseguição e morte
Segundo ocorrência registrada na Polícia Civil, a equipe da PMDF disse que realizava uma “Operação Álcool Zero” perto de bares, e que o motorista da BMW saiu da fila de abordagem e acelerou, atingindo um policial militar.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, os militares “realizaram disparos contra os pneus do veículo, na tentativa de imobilizá-lo, mas o veículo conseguiu ultrapassar a barreira e chegar ao próximo ponto de contenção; neste ponto, novos disparos teriam sido realizados pelos policiais ali posicionados, mas o veículo teria conseguido escapar”.
À Polícia Civil, os militares contaram que perseguiram a BMW até que o motorista parou, saiu do carro e deitou no chão. No banco do passageiro estava o jovem de 24 anos que havia sido atingido pelos disparos e morreu no local.
O policial militar atingido pelo veículo foi levado para o Hospital de Base, atendido e liberado em seguida.
O que diz a PMDF
“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que, no início da madrugada deste domingo (29), um veículo foi parado em uma blitz na DF – 010. O condutor desobedeceu às ordens emitidas pelos policiais, acelerou e atropelou um policial militar. Neste momento, disparos foram efetuados contra o veículo.
O veículo foi interceptado na via S1, e foi constatado que o passageiro havia sido atingido. O SAMU prestou atendimento, mas o homem, infelizmente, veio a óbito.
O condutor apresentava evidentes sinais de embriaguez e recusou-se a fazer o teste de alcoolemia. Foi emitido um auto de constatação, e o motorista foi conduzido à 5ª Delegacia, onde foi autuado por embriaguez ao volante e tentativa de homicídio contra um agente de segurança.
O policial militar atingido pelo veículo foi levado ao Hospital de Base, onde recebeu atendimento médico e foi liberado.
Visando esclarecer todas as circunstâncias que envolvem o caso, foi instaurado procedimento apuratório pelo Departamento de Controle e Correição (DCC) da PMDF.”