domingo, 27 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

PM apreende van que trabalhava irregular

A Polícia Militar de Birigui realizou ontem uma operação para fiscalizar as vans que transportam alunos na área urbana da cidade. O bloqueio ocorreu no começo da noite, no parque…

A Polícia Militar de Birigui realizou ontem uma operação para fiscalizar as vans que transportam alunos na área urbana da cidade. O bloqueio ocorreu no começo da noite, no parque Pinheiros. Ao todo, seis veículos foram fiscalizados pela polícia. Sendo que um veículo foi apreendido e o motorista autuado, por não obedecer ao artigo 136 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que regulamente a profissão.

O motorista da van irregular, que tem outros dois veículos, disse que estava regularizando a situação. Nas outras duas vans a polícia não encontrou nada de irregular. A última operação desse tipo foi desenvolvida no final do ano passado.

Durante o bloqueio, os policiais conferiram à documentação das vans e também se elas possuíam os itens exigidos pela legislação de trânsito. De acordo com o capitão da 4ª CIA da Polícia Militar de Birigui, Manuel Alves Guimarães, o proprietário desse tipo de veículo deve atender alguns requisitos mínimos para transportar estudantes. Entre eles, a van ou o ônibus deve ter a palavra escolar escrita nas laterais e possuir cinto de segurança em todos os assentos.

Outra exigência do CTB é com relação à autorização para esse tipo de transporte, que é emitida pela Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). “O motorista deverá trazer no para-brisa o número da autorização, da inscrição e da capacidade do veículo”. A van apreendida ontem estava circulando sem essa autorização. Ainda, segundo o capitão, o motorista que transporta estudantes deve ter a CNH, categoria D, além de participar de um curso específico. “Essa foi a primeira fiscalização. Iremos desenvolver outras nos próximos dias”, garantiu o capitão.

Notícias relacionadas