O Banco Central anunciou que o pagamento via Pix por aproximação estará disponível até o final do ano, segundo o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. A novidade foi oficializada durante o Lide Forum Conference, em Londres, e promete facilitar o processo de pagamento, permitindo que o Pix seja utilizado diretamente pelas carteiras digitais dos celulares, como a Google Wallet.
Com a mudança, o consumidor não precisará abrir o aplicativo do banco para realizar pagamentos. Em vez disso, poderá cadastrar sua conta bancária na carteira digital do celular, sem necessidade de inserir o número de um cartão.
“A gente vai lançar o pagamento por aproximação do Pix, do mesmo jeito que você tem hoje na Wallet da Google”, explicou Campos Neto, indicando que a novidade já começará a funcionar em breve para usuários Android.
O Banco Central esclareceu que está em negociação com a Apple para expandir o recurso também para o sistema iOS, embora a funcionalidade seja inicialmente lançada apenas para usuários do sistema operacional Android.