segunda, 28 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Piso salarial de policiais deve ser complementado com recursos da União

Nesta semana, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição que fixa o piso dos policiais e determina o salário mínimo a ser pago aos bombeiros militares. O…

Nesta semana, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição que fixa o piso dos policiais e determina o salário mínimo a ser pago aos bombeiros militares.

O valor do piso não foi definido pela proposta e deve ser estabelecido por lei complementar.

Além disso, a proposta também estabelece que o governo federal deve socorrer os estados que não tenham condições de pagar o novo salário.

O relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que antes que a nova lei entre em vigor, o governo já pode editar um decreto para determinar quais estados necessitam de ajuda para combater a criminalidade.

Para antecipar o início da aplicação do piso, Demóstenes propôs que o presidente da República deverá baixar ato dando início à sua implementação gradual dentro de um ano após a promulgação da PEC. Assim, a remuneração mínima começará a ser paga mesmo se ainda não tiver sido aprovada a lei que deve regulamentar em definitivo tanto o piso quanto o funcionamento do fundo que deve complementar o pagamento nos estados sem meios para arcar com a totalidade da nova despesa.

O senador Romeu Tuma(PTB-SP) avaliou que a ajuda da União é essencial para a implementação do novo piso.

Segundo ele, o governo deve oferecer um salário justo aos policiais para que não sejam corrompidos.

Segundo o parlamentar, policiais trabalham um dia e folgam dois, mas como não ganham o suficiente acabam vendendo esses dias para complementar renda e sustentar suas famílias. O piso salarial precisa ser especificado por lei.

A necessidade de apoio às atividades dos policiais civis e militares, o que inclui a garantia de bons salários, também foi citada. Um dos graves problemas da segurança pública, além da estrutura policial arcaica, é a remuneração dos policiais.

Notícias relacionadas