domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Piracema começa hoje e regula pesca em rios e afluentes da região

Começou nesta segunda-feira (1º) e segue até dia 28 de fevereiro o período de piracema 2021/2022, que regula a pesca para a proteção e reprodução dos peixes em rios da…

Começou nesta segunda-feira (1º) e segue até dia 28 de fevereiro o período de piracema 2021/2022, que regula a pesca para a proteção e reprodução dos peixes em rios da região.

A partir de agora, está proibida a pesca para todas as categorias e modalidades nos rios Tietê, Paranapanema, Aguapeí, do Peixe, Santo Anastácio, Anhumas, Xavantes, Arigó, Moinho e São José dos Dourados (afluentes do Rio Paraná), Três Irmãos, Jacaré-Pepira e afluentes, além do Porto Maringá.

Também é proibida a pesca em lagoas marginais, a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto, nos corpos dágua de domínio dos Estados em que a legislação estadual específica assim o determinar e nos entornos do Parque Estadual Morro do Diabo; Parque Estadual do Rio do Peixe; Parque Estadual do Rio Aguapeí; Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto.

Também estão proibidos o uso de materiais perfurantes como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança e o uso de animais aquáticos, inclusive peixes, camarões, caramujos e caranguejos, vivos ou mortos, como iscas.

De acordo com a PM, o valor mínimo de multa em caso de descumprimento da Instrução Normativa nº 25 é de R$ 1 mil, havendo também providências quanto ao crime ambiental e apreensão dos instrumentos, petrechos, produtos, embarcações ou veículos utilizados na prática direta da infração.

Denúncias de crimes ambientais poderão ser feitas pelo telefone 181 ou pelo telefone de emergência, 190.

Notícias relacionadas