Nesta semana, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) enviou um ofício ao Ministério da Saúde, na pessoa do senhor ministro Dr. Marcelo Queiroga, solicitando a inclusão das pessoas com Síndrome de Down nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização – PNI, do Governo Federal.
Este ofício atende ao pedido feito pelas entidades e associações nacionais ligadas à comunidade Down, as quais estão lutando pelo acesso prioritário às vacinas contra a Covid-19. Porém, com a lentidão dos prazos de entrega dos imunizantes ao Brasil e as sucessivas falhas no processo de vacinação nos estados e municípios, o acesso das pessoas com Síndrome de Down é cada vez mais difícil.
Um relatório do jornal acadêmico Annals of Internal Medicine, divulgado no fim do ano passado, concluiu que pessoas com síndrome de Down têm dez vezes mais risco de morrer em decorrência da doença. Do total de pessoas com Down pesquisadas, 68 morreram e 40% destas mortes foram causadas pela Covid-19 e 17 morreram de pneumonia ou pneumonite e as demais, de outras causas.
Uma nova pesquisa publicada no periódico EClinical Medicine observou que a maior ameaça reside em pacientes a partir dos 40 anos. Neles, a probabilidade de falecimento é semelhante à de uma pessoa de 70 anos sem a condição.
“Para estas pessoas, a vacina é mais que prioridade, é uma questão de sobrevivência”, destacou Fausto Pinato. O mesmo ofício foi encaminhado ao ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, mas não houve resposta. “Eu espero que o novo ministro, enquanto médico, tenha a sensibilidade em incluir as pessoas com Síndrome de Down no PNI com a máxima urgência. Precisamos garantir mais vacinas e acelerar a vacinação dos grupos prioritários”, afirmou.