quarta, 8 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Pinato abre evento nos 45 anos de relações entre Brasil e China

Uma grande cerimônia foi realizada, na última quarta-feira, 14, em homenagem aos 45 anos de parceria entre o Brasil e a China. O evento, organizado pela embaixada chinesa, ocorreu no…

Uma grande cerimônia foi realizada, na última quarta-feira, 14, em homenagem aos 45 anos de parceria entre o Brasil e a China. O evento, organizado pela embaixada chinesa, ocorreu no Salão Negro do Congresso e marcou a abertura de uma exposição de fotos históricas das missões diplomáticas sino-brasileiras.

Fazendo as honrarias da Casa, o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado Fausto Pinato (PP), ressaltou a importância dessa parceria para o desenvolvimento do Brasil, em especial nos últimos 10 anos. “China e Brasil, dois gigantes que mesmo distantes e tão diferentes ente si, se unem e sem completam em benefício mútuo”. afirmou Pinato “Alguns extremistas ideológicos quiserem colocar em xeque essa relação , mas acabaram se curvando aos fatos. Nos últimos dez anos a China tem sido a nossa principal parceira comercial, demonstrando lealdade e compromisso com o Brasil”, completou .

Esta é a primeira vez que um corpo diplomático realiza um evento deste porte no Congresso Nacional, que contou também com a presença do presidente dos Correios, Floriano Neto, para o lançamento do envelope comemorativo dos 45 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Para o embaixador da China, Yang Wanming, o fato “é uma demonstração da amizade entre a china e brasil e a grande importância que a sociedade brasileira atribui as relações sino-brasileiras”.

Imigração chinesa no Brasil

As comemorações continuaram na quinta-feira,15, durante sessão solene em homenagem ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil, comemorado em 15 de agosto. A homenagem foi capitaneada pelo deputado Fausto Pinato, que é o autor do projeto que deu origem a data no calendário oficial. A homenagem contou com a participação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, além de parlamentares, empresários e corpo diplomático chinês.

Notícias relacionadas