Um piloto residente em Araçatuba, de 32 anos, foi detido na Bolívia após fazer um pouso de emergência na cidade de Chihuahua, alegando problemas técnicos na aeronave prefixo PT-JOA, segundo a imprensa boliviana.
Conforme divulgado pela imprensa local, o piloto permanece à disposição do Ministério Público Boliviano por entrada ilegal no país. Ele não teria apresentado rota de voo, o que tornaria a movimentação da aeronave clandestina.
A reportagem apurou que ele saiu de Araçatuba após ser contratado para fazer o transporte de passageiros, com reserva de hotel em Campo Grande (MS) e informou aos familiares que os proprietários da aeronave possuem negócios ligados à pecuária na região da fronteira.
O GPS do avião registrou que antes de entrar na Bolívia, ele havia estado no Paraguai. Técnica de micro-aspiração teria encontrado micropartículas de cocaína no interior da aeronave. O piloto encontrava-se em tratamento contra a dependência química para o uso da droga, segundo apurou a reportagem.
Os familiares argumentam que apesar de o piloto estar sem o plano de voo, o avião não apresenta quaisquer características das aeronaves utilizadas para o narcotráfico. “O avião estava com o rádio devidamente instalado, possuía GPS para navegação e o que é mais fundamental, possuía assentos para passageiros, o que descaracteriza o transporte de carga e sim de pessoas”, informam.
A família ainda busca informações sobre o caso com as autoridades.