A emissão de passaportes será suspensa por tempo indeterminado em Santa Catarina, a partir de quarta-feira (18), devido à “absoluta falta de cadernetas”, segundo informou em nota, nesta terça, a Superintendência da PF (Polícia Federal) no Estado. A previsão é que o serviço volte ao normal no próximo dia 7 de maio.
Durante o período de suspensão, os passaportes serão emitidos somente em casos para tratamento de saúde, de acordo com a nota. Os passaportes requisitados até 29 de março estão disponíveis para retirada.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, as cadernetas não foram entregues pela Casa da Moeda devido à quebra de uma máquina. O presidente da instituição nega.
No mês de março, os Estados do Rio, São Paulo e Paraná deixaram de emitir passaportes por dois dias. Em outros nove Estados –inclusive em Santa Catarina– a emissão também foi prejudicada. Naquela ocasião, o argumento era o mesmo: falha na entrega por parte da Casa da Moeda, devido à quebra de uma máquina.
Os passaportes emitidos em Santa Catarina são do modelo antigo, de capa verde. O novo, de capa azul e com mais dispositivos de segurança, é emitido só em Anápolis, Brasília, Goiânia, Manaus e São Paulo. A taxa cobrada na emissão do passaporte de modelo novo é de R$ 156,07 –cerca de 92% a mais que os R$ 89,71 cobrados pelo antigo.