A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, no começo da noite desta quinta-feira (18/1), um passageiro que desembarcou em Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, em voo originário de Manaus, com aproximadamente 9 kg de skunk, uma variedade mais potente de maconha, conhecida como “supermaconha”.
A droga foi localizada durante fiscalização de rotina da Polícia Federal e da Receita Federal no terminal de passageiros e bagagens do Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP) e estava acondicionada em cintas amarradas ao corpo do suspeito.
O homem, que tem 37 anos, responderá pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena máxima pode ultrapassar 15 anos de prisão.
A operação de fiscalização de VCP no ano de 2024 foi batizada de Portão 8 (uma referência à soma dos números do ano de 2024).
Essa foi a segunda prisão por tráfico em Viracopos nesta quinta. Na madrugada, um homem de 25 anos foi preso em flagrante também com 3,7 kg de skunk. O passageiro também estava em um voo que veio de Manaus.
Durante o ano de 2023, a Operação Sentinela resultou em 51 flagrantes, com 55 pessoas presas, sendo 29 homens e 26 mulheres, e 261kg de drogas apreendidos, sendo 113kg de cocaína e 148kg de maconha.