A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente na manhã desta terça-feira (20), em São Paulo, o doleiro Sérgio Guaraciaba Martins Reinas, no âmbito de mais uma fase da Operação Câmbio, Desligo, deflagrada hoje. Ele é suspeito de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro montado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.
Segundo as investigações, Guaraciaba ajudou Cabral a enviar o dinheiro desviado para o exterior. Ele chegou por volta das 9h30 na sede da PF, na capital paulista.
Além dele, a polícia busca Nissim Chreim e Thania Nazli Battat Chreim para cumprimento da ordem de prisão preventiva, e Jonathan Chahoud, que teve determinada a prisão temporária. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Deflagrada em maio do ano passado, a ação, que é um desdobramento da Lava Jato no Rio, prendeu 30 pessoas em quatro estados. Os alvos eram doleiros suspeitos de movimentar R$ 1,6 bilhão em 52 países. O ex-governador fluminense Sérgio Cabral já foi denunciado no âmbito dessa operação.