quinta, 24 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

PF faz operação contra venda ilegal de madeira

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira a Operação Woodstock, para prender suspeitos de integrar uma quadrilha de extração e exportação ilegal de madeira. Foram expedidos 25 mandados de prisão, que…

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira a Operação Woodstock, para prender suspeitos de integrar uma quadrilha de extração e exportação ilegal de madeira. Foram expedidos 25 mandados de prisão, que devem ser cumpridos nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Piauí, além do Distrito Federal. A PF conta com a ajuda de um órgão americano para prender um suspeito que estaria nos Estados Unidos.

A quadrilha atuaria com a venda ilegal do jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra), utilizado para fabricar instrumentos musicais. Segundo informações da PF, a quantidade de madeira necessária para fabricar apenas um violão é vendida nos Estados Unidos por até US$ 800.

O nome do chefe da organização ainda não foi divulgado. Conforme a PF, ele seria um brasileiro com cidadania americana e exportaria a madeira para diversos países, entre eles Estados Unidos e Canadá. Um suspeito está sendo procurado no estado americano de Massachusetts, para onde seria vendida a madeira.

As investigações começaram há cinco meses. O produto era extraído, principalmente, no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo, em áreas de Mata Atlântica. Segundo a PF, os criminosos também disponibilizavam informações e produtos para venda por meio de um site na Internet.

Além das prisões, serão cumpridos 67 mandatos de busca e apreensão nos seis Estados. A operação conta com o apoio de 400 policiais federais, da Polícia Militar de Minas Gerais, do Instituto Estadual de Florestas, além de um órgão ambiental dos Estados Unidos.

Notícias relacionadas