Duas grandes operações, deflagradas pela Polícia Civil e pela Polícia Federal nesta quinta-feira (22), visam desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de drogas na região de Paraguaçu Paulista (SP).
As operações, com os nomes Redneck Supply (em tradução livre “abastecimento caipira) e Autogiro, em referência ao invento que deu origem mais tarde ao helicóptero, investigam um grupo que utilizava helicópteros para transportar drogas.
Investigações e crimes
Os envolvidos já teriam movimentado mais de R$ 120 milhões com as ações criminosas e são suspeitos de crimes como associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e homicídio.
Ao todo, 65 mandados judiciais estão sendo cumpridos, sendo 18 de prisão e 47 de busca e apreensão. As ações acontecem em Paraguaçu Paulista, Araçatuba (SP), Birigui (SP) e Glicério (SP), na região de São José do Rio Preto, além de Anicuns (GO).
Uso de helicópteros e rota de tráfico
A organização criminosa utilizava helicópteros para transportar a droga, com pontos de logística nas cidades de Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) para reabastecimento de combustível e distribuição da droga.
As investigações da Polícia Civil iniciaram após o desaparecimento de uma pessoa e a falsa comunicação de furto de um carro, ambos em Paraguaçu Paulista. Os dois veículos foram encontrados incendiados na zona rural.
A investigação apontou que a pessoa desaparecida integrava a organização criminosa e foi levada ao “Tribunal do Crime” por supostamente ter roubado uma carga de 250 kg de cocaína.