A Polícia Federal de Rio Preto deflagrou nesta sexta-feira (21 a segunda fase da “Operação Green Net”, que combate o tráfico de drogas através de perfis na rede social do Instagram. 80 policiais federais cumprem nesta manhã, um total de 22 nandados judiciais, sendo 14 de busca e apreensão e 08 mandados de prisão temporária, nas cidades de Rio Preto/SP, Mirassol/SP, Indaiatuba/SP, Araçatuba/SP e Contagem/MG. Todos mandados foram expedidos pela Justiça Estadual Rio Preto/SP.
A investigação começou há 8 meses pouco tempo antes de ser deflagrada a primeira fase da mesma operçaao. Durante as investigações feitas após a primeira fase da operação, a Polícia Federal identificou novas ações do grupo, sendo identificado o envolvimento de outros integrantes, o resultado foi a identificação dos distribuidores das drogas comercializados,na rede social e aplicativos.
Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, os quais são previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, cujas penas somadas variam de 8 a 25 anos de reclusão. Durante a realização das buscas foi apreendida uma arma de fogo e drogas em alguns locais. Os suspeitos foram detidos e levados às delegacias e ficarão a disposição da Justiça.
A nome dado a operação, Green Net, foi adotado em razão de “Green” significar “verde” em inglês, referência à coloração característica da maconha, e “net” pelo fato de a comercialização da droga se dar preponderantemente no âmbito virtual da internet.