Um gato foi retirado com vida da lama do Morro da Oficina no fim da manhã desta quarta-feira (23), 9º dia de buscas pelas vítimas do temporal que atingiu Petrópolis na semana passada.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Leandro Monteiro, o bicho estava soterrado. O gatinho sobreviveu durante nove dias embaixo da terra.
O animal foi levado para ponto de apoio do Corpo de Bombeiros e aguardava avaliação veterinária. O programa RJPet, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, dará assistência ao felino.
O Morro da Oficina foi um dos locais mais afetados pelas chuvas que atingiram Petrópolis e causaram a maior tragédia da história da cidade, com mais de 190 mortos. Mais de 60 pessoas estavam desaparecidas até a manhã desta quarta.
O morro é uma das áreas onde a ocupação irregular avançou nos últimos anos na cidade. Como o g1 mostrou, desde 1985, esse tipo de ocupação em Petrópolis mais que dobrou, crescendo mesmo após as sucessivas tragédias causadas pelas chuvas na cidade, como as de 1988 (171 mortos), 2011 (73) e 2013 (34).