Uma imagem registrada no porto de Mizushima (Japão) chocou muita gente nas redes sociais. O episódio, ocorrido no fim de setembro, despertou a atenção da Guarda Costeira após alerta de moradores das redondezas. o corpo de uma baleia estava preso num petroleiro que havia acabado de atracar.
“Eu vivi por mais de 80 anos, mas é minha primeira vez que vejo uma baleia assim”, disse uma testemunha, de acordo com o “Daily Mail”.
A Guarda Costeira de Mizushima identificou a criatura como sendo um exemplar de baleia Bryde macho, pesando cinco toneladas. Segundo o jornal japonês Yomiuri Shimbun, a tripulação do petroleiro não sabia que havia atingido a baleia e a arrastado pelo Oceano Pacífico.
“Por causa da flutuabilidade negativa das baleias, elas simplesmente afundam direto para o fundo depois que morrem, exceto em raras ocasiões como esta, onde as baleias são atingidas no centro do corpo”, explicou Michael Fishbach, diretor executivo e cofundador da Great Whale Conservancy, entidade ambientalista que defende as baleias.
Fishbach acrescentou que cerca de mil baleias são mortas por navios a cada ano e que 60% das embarcações envolvidas são cargueiros.