quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Petrobras incentiva produção regional de biodiesel

O encontro reuniu prefeitos, empresários e produtores interessados em conhecer melhor o programa do governo de produção de biodiesel Cerca de 200 convidados, entre prefeitos, produtores e empresários participaram do…

O encontro reuniu prefeitos, empresários e produtores interessados em conhecer melhor o programa do governo de produção de biodiesel

Cerca de 200 convidados, entre prefeitos, produtores e empresários participaram do encontro promovido pela Prefeitura e Câmara de Jales, sexta-feira à tarde, no Grandes Lagos Park Hotel, para discutir a produção de biodiesel em escala industrial, na região. O encontro contou com uma palestra do gerente executivo de desenvolvimento energético da Petrobras, Mozart Schmitt de Queiroz que depois abriu o debate com os participantes.

Toda a região esteve presente, pois foram convidados cerca de 50 prefeitos e mais de 200 empreendedores, além de produtores interessados nesse segmento que tem apoio do Governo Federal e da Petrobras.

O prefeito Humberto Parini disse que o encontro foi um momento importante para a discussão da produção do biodiesel na região, pois o assunto faz parte de uma estratégia maior de desenvolvimento regional que inclui o Projeto Terras do Sol, que já constituiu um consórcio intermunicipal e uma agência de desenvolvimento, para dar uma nova dinâmica à nossa economia.

Parini lembrou que em maio Jales sediou um seminário sobre o assunto que agora começa se consolidar com esse encontro onde foram discutidas as alternativas para o desenvolvimento do setor, gerando mais emprego e renda para os municípios.

A partir desse debate, novos encontros deverão ser promovidos, envolvendo empresários e produtores, para viabilizar a produção regional, em grande escala, como benefícios para todos, como afirmou o prefeito.

Na avaliação do palestrante, o encontro foi importante para despertar o interesse dos produtores, políticos e empresários, na discussão do que e como produzir para fazer biodiesel, inclusive com estudos para se ter uma estimativa do potencial de produção da região.

Nesse sentido, segundo ele, o importante é que os grupos interessados possam também estudar formas de se cultivar não apenas uma, mas várias plantas voltadas para o biodiesel, para se evitar a monocultura.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Nilton Marques também considerou muito importante o encontro. Ele disse que a secretaria já começa produzir mudas para biodiesel e que vários produtores rurais já manifestaram interesse nesse segmento, o que pode se transformar em uma importante alternativa, desde que haja investimentos para a industrialização dos produtos na região.

Notícias relacionadas