O prefeito André Pessuto encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que regulamenta a implantação da infraestrutura de suporte para operacionalização da nova tecnologia 5G em Fernandópolis. A aprovação da lei é necessária para que as operadoras de telefonia celular possam instalar novas torres de celular na cidade.
A implantação do 5G é uma prioridade do governo federal, que prevê liberar a faixa 3,5 GHz para uso comercial até junho de 2024. Fernandópolis já está com o planejamento aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a utilização da nova tecnologia.
No projeto encaminhado à Câmara, o prefeito Pessuto lembra que a regulamentação é essencial para a expansão dos serviços de comunicação, como telefonia móvel, internet banda larga e serviços de emergência. “Isso impulsiona o progresso tecnológico, contribuindo para a inovação e a competividade nacional”, afirma o prefeito.
O projeto regulamenta as regras federais para internet 5G em Fernandópolis. A nova tecnologia impõe a necessidade de expansão das antenas, que podem ser de cinco a dez vezes superiores ao existente hoje. A demora na atualização das regras representa barreiras para a instalação dessas infraestruturas de suporte, inviabilizando a plena utilização do 5G e de outras novas tecnologias.