Pesquisadores descobriram uma caverna subterrânea na Lua que pode servir como base para uma futura habitação humana. A descoberta foi publicada na revista científica Nature e se baseia em dados do Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO) da NASA. A caverna está localizada a cerca de 150 metros abaixo da superfície na planície de Mare Tranquillitatis, o mesmo local onde a Apollo 11 pousou em 1969. Com aproximadamente 45 metros de largura e 80 metros de comprimento, o local pode proteger humanos da radiação e oferecer condições de temperatura mais estáveis.
O estudo destaca que as cavernas lunares, encontradas há mais de uma década, são consideradas potenciais locais para ocupação humana. “A exploração direta poderia confirmar a presença de ambientes subterrâneos estáveis, protegidos da radiação e com condições de temperatura ideais para a futura utilização humana”, afirmam os pesquisadores. Simulações computadorizadas sugerem que a caverna de Mare Tranquillitatis pode abrigar uma base lunar, oferecendo proteção contra o ambiente hostil da superfície e suporte para exploração prolongada.
No entanto, o acesso a essa caverna ainda é um grande desafio. “Entrar nessa cratera requer descer 125 metros antes de chegar ao fundo, e a borda é uma encosta íngreme de detritos soltos onde qualquer movimento pode resultar em pequenas avalanches”, explicou Robert Wagner, da Universidade Estadual do Arizona, ao The Guardian.