sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisadores da Unesp analisam água do Aquífero Guarani

Nesta segunda-feira (7/2), pesquisadores da Unesp de Rio Claro estiveram em Votuporanga para coletar amostras da água que abastece a cidade. A geóloga e geoquímica, Profª. Drª. Márcia Regina Stradiato,…

Nesta segunda-feira (7/2), pesquisadores da Unesp de Rio Claro estiveram em Votuporanga para coletar amostras da água que abastece a cidade.

A geóloga e geoquímica, Profª. Drª. Márcia Regina Stradiato, e o estudante de Geologia e pesquisador Felipe Montanheiro, contaram com o apoio da equipe da Saev Ambiental. O trabalho de pesquisa está passando por todo o Estado de São Paulo a fim de analisar a qualidade da água que abastece os municípios.

Para obter dados relevantes, os pesquisadores estão recolhendo amostras de poços artesianos (profundos) e semi-artesianos (rasos), que captam água, respectivamente dos Aquíferos Guarani e Bauru.

O material será analisado em testes laboratoriais, para identificação da composição química e índices que vão determinar as diferenças e semelhanças da água captada em diferentes pontos do Estado.

A Saev Ambiental conta com um sistema integrado de abastecimento de água para Votuporanga. A ETA – Estação de Tratamento de Esgotos, na região central da cidade, capta água da represa e faz o processo de distribuição após o tratamento. Já os poços profundos da Zona Norte e da Vila Muniz, recebem água do Aquífero Guarani, localizado a mais de 1,3 mil metros de profundidade.

Os pesquisadores da Unesp coletaram água em dois pontos distinto; primeiro, no poço da Vila Muniz, que abastece 40% das residências da cidade. Em seguida, foram recolhidas amostras dos dois poços semi-artesianos responsáveis pelo fornecimento de água no distrito de Simonsen.

Uma equipe da Saev Ambiental acompanhou a visita e auxiliou a pesquisa. Os resultados laboratoriais serão, posteriormente, comparados às análises feitas na Estação de Tratamento de Votuporanga.

Notícias relacionadas