Uma pesquisa feita entre os dias 6 e 7 de abril mostrou que os brasileiros acreditam mais no ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do que no presidente Jair Bolsonaro, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa foi feita, por telefone, pelo Instituto Paraná Pesquisas em cinco regiões do país.
Os entrevistados responderam a seguinte pergunta: “Na gestão da crise do Coronavírus em quem o Sr(a) confia mais, nas informações do Presidente Jair Bolsonaro ou do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta?”.
Os discursos do ministro e do presidente tem sido diferentes no enfrentamento da crise. Enquanto Mandetta defende o isolamento social para diminuir a curva de casos, que deve registrar maior pico entre maio e junho, o presidente Jair Bolsonaro defende a reabertura do comércio e minimiza os efeitos da Covid-19.
Segundo a pesquisa, 57,6% deles disseram confiar mais no ministro Luiz Henrique Mandetta e 37,5% preferem acreditar no presidente Jair Bolsonaro. Outros 4,9% não sabem ou não opinaram ao serem perguntados.
Ainda segundo o levantamento, para 56,2% das pessoas o presidente não está conduzindo a crise de maneira adequada. Já a aprovação de Mandetta na condução do combate ao novo coronavírus é de 65,7%.
Ao todo, 1.037 foram entrevistadas nas regiões sudeste, nordeste, norte, centro-oeste e sul. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.