Se você começa a trabalhar antes das 10h da manhã, talvez esteja na hora de negociar um novo horário com o seu chefe. Uma pesquisa da Universidade de Oxford defende que as pessoas deveriam entrar no trabalho mais tarde do que o costume de hoje em dia.
De acordo com o site Bussiness Insider, o pesquisador Paul Kelley, milhares de pessoas dormem menos que o necessário para cumprir os horários de escola e trabalho. A mudança de horário poderia ser benéfica para os trabalhadores, sendo que já está comprovado que não respeitar o relógio biológico pode gerar uma série de problemas físicos e mentais, incluindo disfunção cognitiva, ansiedade, aumento de peso, pressão arterial elevada e diabetes.
No caso de horários escolares, o estudo diz que crianças com idades entre oito e dez anos não devem começar a escola antes que 8h30, os adolescentes de 16 anos devem começar às 10h, enquanto os de 18 anos o ideal seria às 11h ou mais tarde.
O horário do início do trabalho não é o único fator que afeta a qualidade do sono. As horas que passamos expostos à luz brilhante de computadores, telefones e outros dispositivos impede que o cérebro produza uma substância, chamada melatonina, que avisa o corpo quando está na hora de dormir.