

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra que a maioria dos brasileiros é favorável à classificação das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como grupos terroristas pelo governo brasileiro. Segundo o levantamento, 60% dos entrevistados apoiam essa medida, enquanto 29% são contrários e 11% não souberam ou preferiram não responder.

O estudo também perguntou sobre a possibilidade de essas facções serem reconhecidas como terroristas pelos Estados Unidos. Nesse caso, houve empate: 45% disseram concordar com a classificação e outros 45% foram contra, enquanto 10% não opinaram.
A pesquisa ainda avaliou a percepção sobre a influência política em decisões relacionadas ao tema. Para 47% dos entrevistados, o senador Flávio Bolsonaro teve influência na discussão sobre a classificação adotada pelos Estados Unidos. Já 37% acreditam que ele não teve participação nesse processo. O parlamentar esteve reunido com o presidente dos Estados Unidos dias antes do anúncio oficial.


O governo norte-americano passou a classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas no dia 5 de junho, embora a decisão já tivesse sido antecipada no fim de maio.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 8 de junho, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07661/2026.







