terça, 7 de abril de 2026

Pesquisa aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro na corrida para 2026

Um novo levantamento realizado pela Nexus Pesquisa em parceria com o BTG Pactual, divulgado nesta segunda-feira (30), confirma um cenário de intensa polarização para a eleição presidencial de 2026. Segundo os dados, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparecem em situação de empate técnico tanto no primeiro quanto no segundo turno das simulações. No confronto direto final, ambos registram 46% das intenções de voto, com apenas 7% de eleitores indicando voto branco ou nulo, o que demonstra uma divisão quase exata do eleitorado brasileiro entre os dois principais campos políticos.

No cenário de primeiro turno, a vantagem numérica de Lula é estreita, aparecendo com 41% contra 38% de Flávio Bolsonaro. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, os candidatos estão empatados, enquanto nomes da chamada “terceira via” ainda apresentam desempenho tímido. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aparecem com 4% cada. A pesquisa mostra que a fidelidade do eleitor é alta, já que 69% dos entrevistados afirmam que sua decisão de voto já está tomada e não mudará até o dia da eleição, restando apenas 30% de eleitores que admitem a possibilidade de trocar de candidato.

Quando testado contra outros adversários em um eventual segundo turno, o presidente Lula mantém uma liderança mais clara. Ele venceria Romeu Zema por 46% a 40%, Ronaldo Caiado por 46% a 41% e Eduardo Leite (PSD) por 46% a 36%. Entretanto, o índice de rejeição continua sendo um desafio para os dois favoritos: 49% dos eleitores afirmam que não votariam em Lula de forma alguma, enquanto 48% dizem o mesmo sobre Flávio Bolsonaro. Já os governadores Caiado e Zema possuem rejeições menores, na casa dos 31%, e Eduardo Leite registra 34%.

A avaliação da atual gestão federal também reflete esse clima de divisão no país. De acordo com o levantamento, 44% dos brasileiros consideram o governo Lula como ruim ou péssimo, enquanto 35% o classificam como ótimo ou bom. A aprovação pessoal da forma de governar do petista está em 45%, contra uma desaprovação de 51%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral, ouviu 2 mil eleitores entre os dias 27 e 29 de março e reforça que a disputa de 2026 caminha para ser uma das mais acirradas da história recente.

Notícias relacionadas