domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa acadêmica da UNIFEV retrata o perfil do gestor no Estado

Os alunos do 2º período do curso de Administração da UNIFEV, certificado pela FGV, realizaram, no último mês, uma pesquisa acadêmica que aborda o tema: “Perfil Social, de Etnias e…

Os alunos do 2º período do curso de Administração da UNIFEV, certificado pela FGV, realizaram, no último mês, uma pesquisa acadêmica que aborda o tema: “Perfil Social, de Etnias e de Gêneros das Empresas de Votuporanga e Região e suas Ações Afirmativas”.

A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de “Psicologia Aplicada à Administração”, coordenada pela Profa. Ma. Maria Celina Trevizan Costa.

“O trabalho buscou mostrar a diversificação existente no ambiente interno das empresas, principalmente, entre os seus níveis organizacionais. A pesquisa foi importante para os alunos devido à composição das análises e à construção dos dados”, ressaltou a docente.

Para a aluna Beatriz Fávaro, 21 anos, a experiência foi fundamental para que os jovens estudantes pudessem conhecer a realidade quanto ao perfil de importantes gestores da região e do Estado.

“Por meio desse estudo, conseguimos observar a formação dos profissionais e obtivemos resultados interessantes, como a situação dos portadores de deficiência em relação ao mercado de trabalho. Além disso, pudemos analisar e pesquisar como é a organização das grandes empresas”, contou.

Ao todo, 17 empresas do Estado de São Paulo, de diferentes ramos de atividades foram analisadas. Algumas delas estão em cidades da região, como Buritama, Cardoso, Estrela D´Oeste, Jales, Neves Paulista e Votuporanga.

Resultados

O estudo realizado pelos alunos do 2º período do curso de Administração da UNIFEV apontou diversas características atuais do mundo organizacional.

Quando a faixa etária dos gestores foi analisada, os universitários chegaram à conclusão de que a maioria dos profissionais em nível executivo possui idade acima de 56 anos. Já em nível gerencial, a concentração maior está entre 41 e 45 anos.

A maior parte dos cargos ocupados em níveis executivos e gerenciais ainda pertence à classe masculina. No nível executivo, os homens representam 71%, e, no nível gerencial, 62%.

Os colaboradores que possuem ensino superior completo representam a parte mais significativa dos cargos executivos e gerenciais. Segundo os universitários, ter graduação em nível superior é comum e imprescindível no ambiente interno das organizações.

Outro dado que chamou a atenção dos estudantes foi a questão étnica. Conforme a pesquisa, 100% dos cargos oferecidos em nível executivo são ocupados por pessoas de cor branca. Na área gerencial, esse número é de 87%.

Em relação ao estado civil, 80% dos executivos são casados, enquanto 32% dos gerentes (maioria) são solteiros. Nos cargos executivos e gerenciais também não foram encontrados profissionais portadores de deficiência física.

O relatório completo será apresentado pelos alunos responsáveis durante o X Congresso de Iniciação Científica (UNIC) organizado pela UNIFEV, que acontecerá no dia 17 de novembro e reunirá graduandos, pós-graduandos e docentes da Instituição.

Notícias relacionadas