sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Pescadores da região se reúnem para retirada de lixo do rio Tietê

Pescadores da nossa região se reuniram neste último domingo (28) no rio do Barra Mansa, um braço do rio Tietê, em Mendonça, para a retirada de lixo do fundo do…

Pescadores da nossa região se reuniram neste último domingo (28) no rio do Barra Mansa, um braço do rio Tietê, em Mendonça, para a retirada de lixo do fundo do leito.

Garrafas pets, latas de alumínio, isopor, plástico, tudo o que não serve mais foi parar no fundo do rio. Pescadores tiraram o domingo para poder limpar o fundo do rio e tirar da natureza o que o homem descartou irregularmente.

Neste domingo, cerca de três toneladas de lixo foram retiradas do tio, incluindo até uma carcaça de um veículo. O grupo de cerca de dez pescadores reúne homens e rapazes de Potirendaba e várias outras cidades da nossa região.

Para se ter uma ideia dos danos causados pelo acúmulo de lixo, o plástico demora de 100 a 200 anos, em média, para se decompor e a lata de alumínio, até 500 anos. A ação foi nomeada por eles de “Projeto Rio Limpo” e este já é o segundo ato realizado pelo grupo.

Esta já é a terceira ação do ano dos pescadores. Eles já retiraram lixo também do rio Tietê nas cidades de Ubarana e Buritama. As prefeituras da cidade também apoiam a ideia.

Os mergulhadores usaram barcos e equipamentos de mergulho para conseguirem retirar uma quantidade maior de lixo. Eles ressaltam que não utilizam cilindros de oxigênio na pesca, pois é proibido e a pesca no dia-a-dia é realizada através da apneia.

A pesca subaquática tem crescido nos últimos anos no Brasil. Seus praticantes, além de se divertirem, incorporaram um importante papel, eles enxergam o que os olhos que vêem só a superfície não alcançam: o fundo dos rios.

Notícias relacionadas