Dois congressistas dos Estados Unidos – Maria Elvira Salazar e Darrel Issa, do Republicanos – protocolaram um projeto de lei, nesta segunda-feira (16), que pode proibir o ministro Alexandre de Moraes (PT-STF) e outras autoridades brasileiras de entrarem nos Estados Unidos. O objetivo da proposta é punir perseguidores de norte-americanos, como o empresário Elon Musk, que foi incluído por Moraes no inquérito das fake news.
O que pode acontecer agora?
Com a possível aprovação da proposta, que já tem apoio de 30 deputados, todos os 11 ministros do STF e autoridades do governo comunista do Brasil podem ter vistos negados e terem seus negócios, imóveis e contas bancárias bloqueados.
Casa Branca quer o X-Twitter de volta
A porta-voz do governo dos EUA, Karine Jean-Pierre, disse ontem que “todos devem ter acesso às redes sociais e que isso [o bloqueio do X-Twitter no Brasil] é uma forma de censura à liberdade de expressão.” A posição do governo de Joe Biden saiu em resposta a uma pergunta da jornalista Raquel Krahenbuhl, da TV Globo, sobre o assunto.
Na torcida pela briga
Entre os congressistas, que apoiam iniciativas do líder conservador Chris Smith, e estes ministros, é bem certo que grande parte dos brasileiros vai torcer para esta briga tenha longos, longos, longos dias.
Silvião no banquinho
O ministro André Mendonça (STF) autorizou a abertura de um inquérito para apurar as acusações de assédio sexual contra o ex-ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) depois de a Polícia Federal emitir um relatório do caso. Silvião é acusado por assessoras, alunos de uma faculdade onde dá aulas de Direito e pela ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) – quem teria assediado com toques no meio das pernas. Ele nega tudinho.
Lula sabia
Está cada dia mais claro que lula e janja sabiam dos ataques de Almeida a Anielle. Ela confessou à primeira-dama todo o assédio, com pedido de ajuda, segundo o que disse à PF. Inclusive que não deixou a bomba estourar antes “para proteger o governo lula”. Mas, como sempre faz, lula se fez de morto para se envolver o menos possível. Falam pelos corredores de Brasília que Anielle é a próxima a cair.
Preste atenção:
Sem minimizar em nada o desastre dos incêndios florestais – muitos deles criminosos -, lula está pavimentando o caminho para criar um Corpo de Bombeiros nacional, aos moldes da ineficiente Força Nacional de Segurança, que custa milhões de reais a cada dia de convocação de militares. O comunista usa o crescente número de focos de fogo, que passam de 60 mil só em agosto, para empurrar o assunto. Se vingar, é certo que vem aí mais um cabidão de empregos com um fundo de justificativa politicamente correto.
Campanha contra o PSD
Em resposta à proteção de Rodrigo Pacheco a ministros que têm pedidos de impeachment protocolados no Senado, especialmente o campeão Alexandre de Moraes, que é alvo em 24 petições do tipo, internautas, eleitores e políticos iniciaram uma campanha de boicote ao PSD, o partido do presidente do Congresso. A mensagem é: não vote em quem tem o número de candidatura iniciado com 55.
Debate na Rede TV
O debate entre candidatos a prefeito de São Paulo (SP), nesta terça-feira (17), rendeu seis pontos de audiência à Rede TV (cada ponto representa ao menos 75 mil receptores ligados) e mais de 2,3 milhões de visualizações ao canal do portal UOL no Youtube. E foi exatamente como se previa, tendo Pablo Marçal (PRTB) no centro de todas as polêmicas, inclusive contra José Luiz Datena (PSDB), o autor da cadeirada mais famosa desta campanha.
Datena fala em pacifismo
Digno de uma boa dose de Óleo de Peroba na cara, Datena teve coragem de falar no debate em combate à violência, do fim da Cracolândia e da proteção às famílias de vulneráveis. Antes de entrar no ar disse que esperava um debate em clima pacífico.
Correndo do pau
Depois de fugirem de uma sabatina realizada na semana passada pela revista Oeste, Datena e Guilherme Boulos (Psol) também não devem participar de uma rodada de entrevistas que será promovida pelo site Poder360 a partir do dia 24.
Amanda Klein
Quem viu o debate agora tem uma certeza: Amanda Klein, a militante de esquerda travestida de jornalista, é mesmo uma militante de esquerda travestida de jornalista.
Foi pouco
Luís Cláudio, o filho caçula de lula – o mesmo que deu uns safanões na ex-mulher Natália Schincariol e ficou impune – postou ontem na rede social Bluesky que a cadeirada de Datena em Marçal “foi pouco”.
Girão prejudicado
O senador e candidato a prefeito de Fortaleza, Eduardo Girão (Novo), foi expulso de um debate realizado na segunda-feira (16) pela TV Otimista após o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluir que a participação dele contrariava a regra que favorece candidatos filiados a partidos com mais de cinco deputados na Câmara federal. Girão vai recorrer ao TSE.
Sem gás e eletricidade
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) continua dormindo em seu gabinete, no Senado, por não ter como pagar as contas de seu apartamento funcional, em Brasília (DF). Ele teve o salário bloqueado por Alexandre de Moraes por conta de suas postagens em redes sociais – um tipo de crime que não existe e uma sentença absurda, sem amparo legal. O apartamento, segundo ele, está sem gás encanado e eletricidade porque as contas não foram pagas.
Previsível
O PGR Paulo Gonet se manifestou contra devolver o celular de Eduardo Tagliaferro, apreendido por Moraes. Ele é o pivô do escândalo das mensagens de zap, trocadas por assessores do TSE e do STF quando Moraes presidiu a corte eleitoral.
Corra!
Se você ainda não consultou, faça agora uma busca no site do Banco Central para saber se tem dinheiro em contas bancárias antigas. O governo lula vai meter a mão em R$ 8,6 bilhões se ninguém for atrás da bolada.
Agendas
Lula anunciou por meio de assessores que não vai a nenhum comício desta campanha eleitoral. Jair Bolsonaro divulgou em sua conta no Instagram que visitará 30 cidades, em seis estados, até a votação em primeiro turno.
FRASE
Da deputada Maria Elvira Salazar sobre a perseguição de Alexandre de Moraes a cidadãos norte-americanos, como Elon Musk. Ontem, em um site criado por ela para expor as ações do ministro.
“O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk.”