Você leria uma tese de doutorado sobre biossensores poderem identificar DNA em cenas de crime, mesmo em superfícies limpas com álcool, detergente e água sanitária? Provavelmente não, infelizmente ainda não consigo escutar vocês através da tela. Mas… E se fosse um vídeo com dança e bom humor?
A pesquisadora pernambucana Natália Oliveira “dançou” sua tese de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco com o tema acima em um vídeo de cinco minutinhos e… não é que a gente consegue entender tudo? Quer dizer… As legendas em inglês ajudam, mas faz bastante sentido.
O vídeo foi inscrito no concurso “Dance your Ph.D.”, da revista americana Science, e acabou selecionada como uma das 12 finalistas entre 53 outros projetos. “Quisemos utilizar o ambiente do laboratório para que o vídeo não perdesse o apelo científico e aproveitamos algumas ruas do Bairro do Recife para que o vídeo mostrasse de onde nós viemos. Para nós, foi uma honra estarmos selecionados porque estamos representando artistas e cientistas brasileiros”, disse Natália Oliveira ao G1.
Se quiser votar na única representante do Brasil no concurso, aqui está o link (a votação termina no fim do dia de hoje, segunda-feira, 30 de outubro). Abaixo, o vídeo: