Peritos criminais terão condições de realizar exames no próprio local em que o crime aconteceu – o que era possível ser feito somente dentro de um laboratório do Instituto de Criminalística (IC). O anúncio foi feito pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli.
Dois veículos estão sendo preparados para funcionar como mini-laboratórios móveis. As Unidades Especiais de Perícia (UEPs) vão trafegar pela Grande São Paulo e cidades próximas do interior, podendo levar uma equipe de até cinco policiais.
“[As UEPs] serão vans equipadas com acessórios que darão mais agilidade e facilidade ao perito que precise passar um longo período na cena de crime”, disse Perioli. Dentro da unidade móvel o policial será capaz de fazer análises rápidas, como verificar a presença de sangue humano em uma amostra coletada ou constatar se uma substância é ou não entorpecente.
O superintendente afirmou que as novas unidades devem ficar prontas em 15 dias. Elas serão de cor clara e terão uma faixa lateral com a inscrição UEP