segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Perigo: onda de calor deve durar até a próxima sexta-feira, 15

Uma onda de calor atinge cinco estados brasileiros e deve se estender até sexta-feira (15), conforme relata o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com temperaturas até 5°C acima da média,…

Uma onda de calor atinge cinco estados brasileiros e deve se estender até sexta-feira (15), conforme relata o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com temperaturas até 5°C acima da média, áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob alerta de perigo emitido pelo Inmet.

Os alertas do Inmet distinguem diferentes níveis de risco: amarelo para perigo potencial, laranja para perigo e vermelho para grande perigo. A persistência dessas condições climáticas anômalas está associada a um bloqueio atmosférico que impede a passagem de frentes frias, mantendo o ar quente e seco na região.

Essa onda de calor é considerada atípica para esta época do ano e está relacionada ao fenômeno El Niño, que ainda influencia o clima no Brasil, de acordo com os meteorologistas. A previsão indica que essa massa de ar quente também se estenderá para outras regiões do país nos próximos dias.

Enquanto alguns estados experimentam temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média histórica, em outros, os termômetros devem ultrapassar esse valor, caracterizando uma onda de calor mais intensa.

Notícias relacionadas